“Nossa newsletter mensal trata das principais alterações legais, inovações e novidades de nosso mercado”.


Newsletter
ANTAQ EDITA NOVA NORMA PARA OUTORGA DE AUTORIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO, A EXPLORAÇÃO E A AMPLIAÇÃO DE TERMINAL PORTUÁRIO DE USO PRIVATIVO (TUP)
12/05/2010

A ANTAQ aprovou a Resolução nº 1.660 para outorga de autorização para a construção, a exploração e a ampliação de terminal portuário de uso privativo (TUP) que substitui a Resolução nº 517 de 2005.

A outorga de autorização será formalizada por meio de contrato de adesão. O início da operação do TUP fica condicionado à emissão de termo de liberação de operação. A autorização é exercida em liberdade de preços dos serviços e em ambiente de livre e aberta competição.

O interessado em construir ou explorar TUP deverá apresentar requerimento à ANTAQ. Este deverá ser acompanhado de resumo das características do empreendimento. A norma traz os documentos necessários para o interessado comprovar sua habilitação jurídica e regularidade fiscal. A documentação para a habilitação técnica também está presente na resolução.

Um dos documentos para comprovar a habilitação técnica é a declaração do interessado comprovando que movimentará preponderantemente carga própria. Além disso, o requerente deve comprovar que movimentará de forma eventual e subsidiária cargas de terceiros.

Para a norma, as cargas movimentadas em terminal de uso privativo, exclusivo ou misto, classificam-se, segundo sua natureza, em granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral. Não se considera como carga o contêiner ou veículo transportador.

A resolução discrimina, ainda, as obrigações da autorizada a construir, a explorar e a ampliar TUP. São algumas delas: enviar à ANTAQ, semestralmente, relatório firmado pelo representante legal da autorizada, informando o estágio de evolução da construção ou da ampliação do terminal; não armazenar nem movimentar cargas ou materiais perigosos em desacordo com as normas técnicas que regulam o trânsito de produtos sujeitos a restrições; e abster-se de práticas que possam configurar restrição à competição ou à livre concorrência, ou ainda, infração à ordem econômica.

A norma prevê também que o autorizado deve integrar-se ao Sistema de Desempenho Portuário, disponível no site da ANTAQ e, por meio desse sistema, encaminhar em arquivo ou formulário eletrônico, com periodicidade mensal, as informações relativas à movimentação de cargas ocorrida no terminal.

A norma ressalta, também, as infrações e penalidades para o eventual descumprimento por parte do interessado de qualquer disposição da resolução. As penalidades poderão ser advertência, multa, suspensão, cassação e declaração de inidoneidade.

Para aplicação das penalidades, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração, os danos dela resultantes, a vantagem auferida pelo infrator ou proporcionada a terceiros, as circunstâncias agravantes e atenuantes, os antecedentes do infrator e a reincidência genérica ou específica. As multas, de acordo com o texto da norma, variam de R$ 5 mil a R$ 1 milhão.

De um modo geral a norma, dentro dos limites da lei regulatória a que está sujeita resolve diversas questões não abordadas na norma anterior. Destacamos aqui a possibilidade de obtenção de outorga através do regime consorcial bem como a possibilidade de considerar carga própria todas aquelas aquelas vinculadas a projetos apoiados, fomentados e supervisionados pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.

Voltar
  Mais Newsletters
   
PUBLICADA NORMA DA ANTAQ QUE DEFINE AS ATIVIDADES REFERENTES AO REGIME DE APOIO PORTUÁRIO - 17/08/2010
IMPACTOS DO DERRAME DE PETRÓLEO NO GOLFO DO MÉXICO - 17/08/2010
DECRETO QUE REGULAMENTA LEI DO GÁS ESTÁ PRESTES A SER PUBLICADA - 17/08/2010
RECEITA FEDERAL ATUALIZA AS NORMAS SOBRE PARAÍSOS FISCAIS - 17/08/2010
GOVERNO ALTERA A LEI PARA PRIORIZAR O PRODUTO NACIONAL - 17/08/2010
MERCOSUL APROVA TARIFA EXTERNA COMUM - 17/08/2010
STF ESTÁ PRESTES A DECIDIR SOBRE INCIDÊNCIA DE CSLL NAS RECEITAS DE EXPORTAÇÃO - 17/08/2010
STJ DECIDE PELA INAPLICABILIDADE DO CÓDIGO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR NO TRANSPORTE MARÍTIMO - 20/07/2010
ALTERAÇÃO NA CLT: AGRAVO EM AÇÕES TRABALHISTAS EXIGIRÁ DEPÓSITO RECURSAL DE 50% - 20/07/2010
MULTA FISCAL CONTINUA A FAZER PARTE DO PASSIVO DE EMPRESA INCORPORADA POR OUTRA - 20/07/2010
STJ DECIDE QUE PRAZO DE PRESCRIÇÃO PARA CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS É DE CINCO ANOS - 20/07/2010
NOVO MODELO PARA CONCESSÕES FERROVIÁRIAS DEVE SAIR NESTE ANO - 20/07/2010
PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS - 20/07/2010
CORTE INGLESA DECIDE SOBRE OFF-HIRE DE NAVIO APREENDIDO POR PIRATAS - 20/07/2010
COMISSÃO APROVA FUNDO PARA REPARAR DANOS AMBIENTAIS DE PETROLÍFERAS - 16/06/2010

Para localizar uma newsletter específica, utilize o formulário abaixo:

Infront Informatização Empresarial