
Onze empresas decidiram apoiar a implantação da tecnologia de captura e armazenamento de carbono (CCS) na cidade de Houston, nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela ExxonMobil, na quinta-feira (16/9).
A Calpine, Chevron, Dow, ExxonMobil, INEOS, Linde, LyondellBasell, Marathon Petroleum, NRG Energy, Phillips 66 e Valero discutem planos que poderiam levar à captura de até 50 milhões de toneladas de CO2 por ano até 2030, e cerca de 100 milhões de toneladas até 2040.
O CO2 capturado seria armazenado na região da Costa do Golfo dos Estados Unidos em formações geológicas existentes abaixo da superfície ou no fundo do mar. O Departamento de Energia dos EUA estima que a capacidade de armazenamento da Costa do Golfo será capaz de armazenar 500 bilhões de toneladas de CO2, que é equivalente a mais de 130 anos de emissões industriais e de geração de energia do país.
De acordo com a Exxon, existem outras empresas com operações na área que podem contribuir mais para a capacidade de captura de CO2. Estima-se que Houston possa se tornar uma cidade neutra em emissões de carbono até 2050.
Segundo o prefeito de Houston, Sylvester Turner, a aplicação da tecnologia de CCS é uma das melhores formas de contribuir para o alcance da meta de zerar suas emissões líquidas.
Fonte: Revista Brasil Energia