unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/05/22

3R pretende iniciar a perfuração de seis a 12 poços no 4T22


Créditos: 3R Petroleum

Em apresentação realizada nesta quarta-feira (4), a 3R Petroleum revelou que pretende iniciar a perfuração de seis a 12 poços no quarto trimestre de 2022. As perfurações serão divididas entre o Polo Macau, no campo de Salina Cristal, e no Polo Areia Branca, no campo Areia Branca. De acordo com a companhia, a primeira sonda para execução dos trabalhos já foi contratada, enquanto outra unidade está prevista ainda neste ano.

A petroleira também pretende iniciar a operação de Malombe, no Polo Peroá, por meio de tie back, aproveitando a plataforma dos campos de Peroá e Cangoá. Isso poderá ocorrer assim que houver a diminuição da pressão dos campos produtores, afirmou Rodrigo Pizarro, diretor Financeiro e diretor de Relações com Investidores da 3R.

A 3R informou, ainda, que iniciará a separação da água para ser reinjetada no Polo Macau. A perfuração de poços no ativo e a reinjeção começarão após o comissionamento das plantas de separação óleo e água. O comissionamento do gas to wire do Polo Macau, por sua vez, já está em andamento. A expectativa é que ele reduza cerca de 40% do custo total de energia do campo. Até o final do ano, gradativamente, será substituída 70% da energia consumida. Há chances de o projeto ser replicado em outros polos onshore que produzam gás.

Próximos closing

Durante a conferência, a 3R falou sobre os próximos polos a terem closing. O Polo do Recôncavo tem pequenas pendências, que devem ser resolvidas nas próximas duas semanas. Os closing de Fazenda Belém, Peroá, Pescada e o campo de Papa-Terra estão em fase final, com expectativa de assumirem a operação em três meses.

Polo Potiguar, o mais recente ativo adquirido pela petroleira, possui 15 meses, desde a assinatura final (janeiro de 2022), para realizar o closing. A Petrobras e a 3R, de acordo com a última, têm a intenção de cumprir o período estabelecido. A expectativa é de que o closing ocorra entre março e abril de 2023.

Resultados financeiros

O primeiro trimestre de 2022 trouxe para a 3R cerca de 494 milhões de boe em reservas 2P certificadas e com uma média diária de produção de 49,6 mil boe. Também, 354, 8 milhões de boe em reservas de 1P, totalizando 72% de reservas provadas. A receita líquida somou R$ 375,3 milhões e o Capex de US$ 13 milhões.

Os ativos de Macau e Rio Ventura foram os que tiveram melhor resultado. Aumento de 21% e 12%, respectivamente, em comparação com o último trimestre de 2021.

A produção total dos ativos alcançou 9.963 de boe/d. Houve um crescimento de 21,2% ao trimestre e 67,9% ao ano. A produção de óleo média alcançou 7.686 barris por dia, um aumento de 18,5% T/T e 68,3% A/A. Macau representou 78,7% do total de produzido, enquanto Rio Ventura representou 11,7% no mesmo período.

Média de boe por dia. Créditos: 3R Petroleum

Fonte: Revista Brasil Energia