unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/07/23

3R terá de apresentar novo cronograma de perfuração em Água Grande

onshore
Créditos: 3R Petroleum

ANP aprovou, na quinta-feira (20), a revisão do plano de desenvolvimento do campo de Água Grande, operado pela 3R na Bacia do Recôncavo, bem como a extensão do contrato de concessão até 2045 e a redução da alíquota de royalties, mas determinou que a petroleira apresente um novo cronograma que contemple, no curto prazo, a perfuração de novos poços com o objetivo de comprovar novas acumulações nas porções noroeste e sudeste do ativo.

Segundo o diretor Fernando Moura, a agência reguladora identificou que a área de desenvolvimento do campo está em desacordo com determinados aspectos do contrato de concessão. Um novo cronograma, portanto, deverá ser apresentado até 31 de julho pela 3R. “Ou que se proponha a adequação [da área de desenvolvimento] ao que dispõe o contrato de concessão”, disse Moura. O prazo de execução das atividades terá de ser submetido à ANP para avaliação.

Entre 2022 e 2041, a 3R se comprometeu a realizar investimentos de R$ 580 milhões no campo de Água Grande, com a perfuração de 55 novos poços, recompletação de 62 e conversão de mais 28 em poços injetores, além da recompletação de outros 10 para otimizar a produção de gás natural. A expectativa é que os investimentos elevem a produção em 5,59 milhões de barris de óleo e de 904,54 milhões de m³ de gás natural.

Ao justificar o voto favorável aos pleitos de prorrogação contratual e de redução da incidência de royalties propostos pela petroleira, o diretor da ANP alegou que o volume de investimentos previsto aliado à maturidade do reservatório e o limite da economicidade do campo embasaram a sua decisão. O contrato irá vigorar, portanto, até 31 de dezembro de 2045. O campo foi descoberto pela Petrobras em 1951.

Fonte: Revista Portos e Navios