
No 4º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC) estarão em oferta na sessão pública a área com acumulação marginal de Japiim, na Bacia do Amazonas, e 33 setores com blocos exploratórios, informou a Comissão Especial de Licitação (CEL) da ANP na segunda-feira (16), pelo Diário Oficial da União (DOU). A OPC será realizada no dia 13 de dezembro de 2023.
Dos blocos exploratórios a serem ofertados, serão todos os 12 setores disponíveis na Bacia de Pelotas, bem como de todos os 12 setores disponíveis em bacias maduras (Espírito Santo, Sergipe-Alagoas, Poriguar). Além disso, houve indicação de quatro setores na Bacia de Santos, quatro setores em bacias de nova fronteira terrestre (Paraná, Amazonas e Tucano Sul) e de um setor na porção marítima da Bacia Potiguar.
Todas as 87 licitantes inscritas poderão apresentar, até o dia 8 de novembro, declarações de interesse acompanhadas de garantias de oferta para os blocos em questão. Entre as empresas estarão a Petrobras, Alvopetro, Atem, BP Energy, Chevron, Ecopetrol, Enauta, Eneva, Equinor, PRIO, Shell, TotalEnergies, entre outros.
A lista completa dos blocos exploratórios pode ser acessada no site da ANP, bem como a lista com todas as empresas inscritas.
Mais três empresas qualificadas
Hoje mais três empresas foram qualificadas para participar do 2º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção (OPP) – Chevron, QatarEnergy e a TotalEnergies.
Este segundo ciclo da OPP licitará seis blocos: Ágata, Jade, Cruzeiro do Sul, Esmeralda e Tupinambá, na Bacia de Santos, e Turmalina, na Bacia de Campos.
O prazo para apresentação de documentos de qualificação terminou no dia 6 de outubro, junto com o prazo de declarações de interesse para os blocos em oferta no edital. Os blocos que receberam declaração de interesse e estarão no 2º Ciclo serão divulgados no dia 18/10.
Até o dia 8 de novembro, as empresas qualificadas também poderão ampliar seu interesse no certame, com a apresentação de novas declarações de interesse e garantias de oferta adicionais. A sessão pública da OPP também acontecerá em 13 de dezembro.
Fonte: Revista Brasil Energia