unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/08/22

Hapag-Lloyd lança atualizações em toda a frota para melhorar a eficiência energética

A Hapag-Lloyd está iniciando um programa de atualização de cinco anos para toda a frota. O projeto tornará seus navios existentes mais eficientes. A empresa está planejando uma série de etapas que, segundo ela, serão aplicadas a mais de 150 navios em toda a frota atual, que totaliza 253 navios. Do total, aproximadamente 120 são de propriedade da empresa, enquanto os outros operam sob fretamentos de longo prazo.

As atualizações da frota são adicionais às novas construções encomendadas.


Maximilian Rothkopf, COO da Hapag-Lloyd, afirma que a empresa pretende ser neutra em relação ao clima até 2045 e tem uma meta provisória de reduzir a intensidade de CO2 de seus navios em 30% até 2030.

O programa está começando com uma revisão geral do porta-contêineres “Ningbo Express”, de 20 anos. A embarcação, que tem 320 metros de comprimento e 100.000 dwt, será equipada com uma nova hélice. A hélice, que foi otimizada para eficiência energética pela fabricante alemã MMG, será instalada em setembro no “Ningbo Express”, de 7.500 TEUs. Como resultado, a Hapag espera que o consumo de combustível do navio, dependendo das condições de navegação, seja reduzido entre 10% e 13%, produzindo um nível semelhante de redução de emissões de CO2.

A Hapag informa que pelo menos 86 navios da frota serão equipados com a nova hélice durante o programa de atualização.

Outros elementos do programa de atualização se concentram na proa do navio, bem como nos novos tratamentos do casco. A Hapag disse que 36 embarcações receberão uma nova proa bulbosa com fluxo otimizado. Além disso, durante as estadias programadas em doca seca uma camada de tinta anti-incrustante redutora de resistência será aplicada a todas as embarcações no casco externo abaixo da linha d’água.

A Hapag programa que as medidas sejam executadas até 2025 e contribuam significativamente para ajudar a empresa a atingir suas metas climáticas.

A Hapag encomendou 12 navios porta-contêineres movidos a GNL, em construção na Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), na Coréia do Sul. Cada um deles terá uma capacidade de aproximadamente 23.500 TEUs, com entregas previstas para começar em abril de 2023.

Fonte: Revista Portos e Navios