unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 25/08/09

6ª ExpoPortos prepara novidades para expositores no Espírito Santo

A sexta edição da ExpoPortos – Feira de Logística, Transporte e Comércio Internacional acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro próximo, em Vitória (ES). Já consolidada no calendário do estado, a feira é considerada o maior evento deste segmento no Espírito Santo e um dos três mais importantes do País. As cinco edições da ExpoPortos reuniram um público de 16.500 pessoas.

Neste ano, a ExpoPortos tem novidade. Paralelamente a feira, acontecerá o I Congresso Brasileiro de Terminais Portuários Público-Privados (Tecnoportos), cujo tema será “Portos brasileiros: Mudando o presente para competir no futuro”. O evento conta com o apoio da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Associação Brasileira de Terminais Portuários Privados (ABTP). Para os organizadores, a realização do Congresso projeta, ainda mais, o evento em nível nacional.

Na sexta edição, os expositores e visitantes irão contar com um espaço maior. Montada no Pavilhão de Exposição de Carapina, em Serra, numa área de oito mil m², o evento tem por objetivo mostrar a infraestrutura de logística, transporte e comércio internacional do estado, reunindo as principais empresas que atuam nos segmentos e seus clientes, para realização de negócios, formação de parcerias, captação de novas oportunidades e debates. A expectativa é que o número de expositores chegue a 100 e que o público visitante fique em torno de 7.000 pessoas.

Para José Olavo Medici, da Rota Eventos, empresa organizadora, a realização do congresso se deve a falta, no País, de um fórum reunindo todas as entidades ligadas ao setor. “O setor precisa de um evento deste, onde, em três dias, possam discutir. Apesar de existir algumas entidades representativas vejo que não existe, ainda, um pensamento comum de trabalharem juntas e o evento vai proporcionar isso. Todos poderão compartilhar a opinião de cada uma dessas entidades e criar linhas de ações conjuntas. A ideia é lançar a semente”.

Programação
6 de outubro
1ª Palestra: Oportunidades de investimentos no setor portuário brasileiro
Palestrante: Pedro Brito Nascimento – ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP)

2ª Palestra: O marco regulatório e seus reflexos para investimentos no setor portuário
Palestrante: Osmar Rebelo de Oliveira, consultor e ex-diretor superintendente da Portocel e ex-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP)

7 de outubro
1ª Palestra: Reflexos do plano geral de outorgas no desenvolvimento portuário nacional
Palestrante: Fernando José de Pádua Costa Fonseca – gerente de Regulação Portuária da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)

2ª Palestra: O perigo do sucateamento de terminais portuários
Palestrante: Wilen Manteli – presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP)

8 de outubro
1ª Palestra: Planejamento estratégico no setor portuário
Palestrante: Máximo Borgo Filho, consultor e ex-presidente da Cia Docas do Espírito Santo (Codesa)

Case: A relação capital x trabalho no Espírito Santo
Palestrante: José Adilson Pereira – presidente da Intersindical da Orla Portuária-ES

Encerramento – discussão e elaboração de documento final do I Congresso Brasileiro de Terminais Portuários Público Privado.

ÍNDICES
2004 2008
EXPOSITORES 24 75
PÚBLICO VISITANTE 1400 6000
INSCRIÇÕES 1200 4100