Arquivo/Divulgação
A Wärtsilä anunciou, nesta segunda-feira (28), um acordo de ciclo de vida com a Capital Gas Ship Management Corp. para fornecer suporte operacional e serviços de otimização de desempenho a sete transportadores de gás natural liquefeito (GNL), cada um com capacidade de 174.000 metros cúbicos (m³). O acordo, com duração de cinco anos, busca aprimorar a confiabilidade e a eficiência dessas embarcações, que operam com motores ‘WinGD X-DF’ de dois tempos e combustível duplo.
Através do suporte remoto 24/7 e do uso de ferramentas de diagnóstico avançado, a Wärtsilä se compromete a monitorar as embarcações e fornecer assistência técnica para prevenir paradas não programadas, facilitando a resolução de problemas em tempo real. Esse modelo de manutenção preditiva busca evitar reparos de custo elevado e reduzir as despesas operacionais (Opex) das embarcações, atendendo à crescente demanda do setor por estratégias que aumentem a confiabilidade operacional.
O CEO da Capital Gas Ship Management, Miltos Zissis, afirmou que a combinação de tecnologia e suporte especializado permitirá um planejamento mais eficaz da manutenção, reduzindo o tempo de inatividade dos transportadores de GNL, que têm oportunidades limitadas para interrupções operacionais.
Além das metas de eficiência operacional, Wärtsilä e Capital Gas estabeleceram uma parceria para promover a sustentabilidade na frota. Em 2022, as duas empresas firmaram um programa de descarbonização customizado, alinhado ao serviço de descarbonização da Wärtsilä, voltado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa das embarcações da Capital Gas. O gerente de vendas da Wärtsilä, Rajeev Janardhan, apontou que o contrato foi adaptado às necessidades específicas da Capital Gas, considerando as metas de desempenho, confiabilidade e sustentabilidade exigidas pelo mercado de transporte marítimo atual.
Fonte: Revista Portos e Navios