unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/12/09

96% das exportações do Brasil dependem do mar, informa a Antaq

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Murillo de Moraes Rego Corrêa Barbosa, informou há pouco que 96% das exportações brasileiras dependem do mar. Segundo ele, 7,5% da carga transportada por navio no mundo são brasileiros.

Murilo Barbosa participa do seminário Portos e Vias Navegáveis: um Olhar sobre a Infraestrutura, evento organizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, a pedido do deputado Edinho Bez (PMDB-SC).

No transporte interno de mercadorias, no entanto, a navegação tem participação pequena. De acordo com o diretor da Antaq, esse tipo de transporte perdeu espaço porque, na década de 80, “seria impossível para a navegação de cabotagem competir com o caminhão, que transporta em 4 dias, o que o navio levaria 20 dias para carregar”. Ainda assim, segundo ele, hoje cerca de 3,5 milhões de toneladas de mercadores são transportadas por meio de cabotagem no mercado interno.

Frota própria
Murilo Barbosa defende que o Brasil precisa investir na formação de frota naval própria. De acordo com ele, enquanto o comércio externo brasileiro cresceu continuamente nos últimos anos – em 2008 o comércio exterior do País ficou em cerca de 371 bilhões de dólares, contra 281 bilhões em 2007 –, o investimento na frota foi reduzido.

O diretor da Antaq defende a necessidade de contar com frota própria por uma série de razões, como o “controle de práticas abusivas no preço do transporte marítimo, que hoje é feito todo fora do País”. Transporte marítimo próprio também geraria economia para o País. Segundo Murilo Barbosa, em 2008, foram gastos com afretamento de embarcações estrangeiras 3 bilhões de dólares.