unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 28/09/15

Projeto básico de adequação da plataforma de Mexilhão é concluído

A Petrobras concluiu o projeto básico de adequação da plataforma fixa de Mexilhão (PMXL-1). O projeto prevê a instalação de um novo riser de chegada à unidade, com 18” de diâmetro, exclusivo para o gás do pré-sal a fim de ampliar a capacidade de recebimento de gás da plataforma.

A plataforma PMXL-1, no campo de Mexilhão, se tornará um hub de gás do pré-sal ( Divulgação )

Atualmente, a chegada tanto do gás produzido no pós-sal quanto no pré-sal à plataforma é feita por um único riser (BS-500), sujeita a limitações de temperatura e pressão de projeto da unidade.

Com a adequação, a PMXL-1 passará a atuar como um hub de gás do pré-sal, com a exportação da produção através do GASMEX (gasoduto de 34 polegadas) que liga PMXL-1 à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba (SP).

O projeto prevê ainda a instalação de dois conjuntos de válvulas choke (um para cada chegada) para equalizar a pressão com o gasoduto de exportação, além de dois sistemas HIPPS (High Integrity Pressure Protection), a fim de garantir a integridade da plataforma em caso de bloqueio da exportação, o que levaria a um risco de pressão acima das condições de projeto.

Trocadores de calor, utilizando água do mar como fluido quente, serão instalados para aquecer o gás importado após a elevada quebra de pressão nas válvulas choke. Uma nova câmara de lançamento e outra de recebimento de pig também serão instaladas.

Para evitar a formação de hidrato e/ou corrosão devido ao risco de formação de água livre após a quebra de pressão, a Petrobras instalará uma unidade de produtos químicos para atender à nova demanda.

O projeto está na fase de aprovação para que seja lançada a licitação que definirá a empresa que será responsável pelo detalhamento, construção e montagem.