Navios que entram desde o último fim de semana no complexo portuário de Itajaí podem navegar pelo canal portuário com até duas mil toneladas a mais de cargas, um peso equivalente a cerca de 80 contêineres carregados de frango congelado. O acréscimo tornou-se possível na última sexta-feira, quando a Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí homologou em 10,3 metros a profundidade de segurança do canal de acesso aos portos, na foz do Rio Itajaí-Açu. A medida anterior, próximo à barra do rio, era de 10 metros.
A diferença de 30 centímetros de profundidade no canal por onde passam os navios foi alcançada no último mês, a partir de uma operação emergencial feita pela Draga Iguazu.
Antes da enchente de novembro, a embarcação era utilizada no complexo apenas para manter o nível do rio. Mas, após duas contratações de serviços de dragagem encerradas sem a recuperação da profundidade anterior à enchente, o Porto de Itajaí deslocou a draga até o mar no dia 15 de julho, à espera de uma draga maior e mais potente à disposição no mercado. Desde a enchente de novembro, a redução média na movimentação portuária de Itajaí, em relação a 2008, é de 25 mil contêineres a menos por mês. O prejuízo acumulado beira os R$ 360 milhões de dezembro a agosto, de acordo com a superintendência do porto.(Fonte: Jornal de Santa Catarina)