unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/01/15

Nova base para flexíveis aprovada

A Petrobras assinará até o fim do mês contrato com a Triunfo para prestação de serviço de operação de uma nova base de apoio e carregamento de linhas flexíveis, no Porto do Açu, no Rio de Janeiro. A empresa apresentou o menor preço na concorrência da petroleira e sua contratação foi aprovada pela diretoria da estatal no fim de dezembro.

A nova base terá capacidade para carregar até dois PLSVs simultaneamente e sua entrada em operação está programada para o segundo trimestre de 2016. As duas empresas mantém sigilo sobre o valor do contrato, que tem prazo de validade de oito anos, prorrogáveis por mais oito anos.

Atualmente, o apoio às atividades da Petrobras é dado a partir de duas bases, a Bavit, localizada em Vitória, no Espírito Santo, e operada pela Technip, e a Banit, situada em Niterói, no Rio de Janeiro, e a cargo da GE. A base do Porto do Açu substituirá o apoio de Vitória.

A licitação para contratação da nova base foi disputada ainda pela Technip, que ofereceu uma área também no Porto do Açu, localizada bem ao lado de sua fábrica instalada no porto. O preço da empresa francesa ficou acima do apresentado pela Triunfo.

Além desta nova base, a Petrobras realizaestudos internos para lançar ao longo de 2015 um novo processo direcionado à contratação de uma outra base para atendimento exclusivo do pré-sal da Bacia de Santos. A nova instalação terá que estar pronta para operação em 2017 e ao que tudo indica a petroleira irá sugerir um raio de instalação localizado da costa de Cabo Frio (RJ) a Santos (SP).