unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/08/09

Embargo às obras do Porto de Imbituba é suspenso parcialmente

IMBITUBA – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade anunciou ontem a suspensão parcial do embargo às obras de melhorias e ampliação do Porto de Imbituba, no Sul do Estado. Estão liberados os trabalhos de dragagem do canal e retificação dos molhes, mas o equipamento de bate-estacas permanece inativo por estar em área de passagens das Baleias Franca.

A paralisação ocorreu na semana passada e a justificativa do instituto é de que o porto precisava, além das licenças concedidas pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), de autorizações e pareceres da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. Na semana passada, o Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) elaborou um parecer técnico e que foi enviado para o Instituto Chico Mendes com o objetivo de convencer os diretores do órgão a suspender o embargo.

Ontem, o presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo José Fernandes Barreto Mello, assinou a ordem de liberação parcial das obras. O funcionamento do bate-estacas, que colocará 1,1 mil vigas de concreto no mar para o prolongamento do cais do porto, só será permitido depois de novembro, quando encerra a temporada de baleias franca no Estado.(Fonte: Jornal de Santa Catarina)