unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/08/09

Estaleiro argentino procura negócios no Brasil

Representantes do estaleiro Rio Santiago (ARS) estão no Brasil em buscas de contratos para a realização de serviços de reparos e construção naval em suas instalações. O estaleiro, localizado em Encenada (ao sul de Buenos Aires) e com área total de 40 hectares, conta com um dique flutuante para reparos e pretende investir em outra estrutura semelhante, disse o engenheiro naval Horacio Vara, diretor de Produção da unidade. Parte da expectativa por novos contratos de reparos se deve ao acordo em discussão entre o Sinaval e a Fina, que realizaram ontem nova reunião.

A nossa idéia é captar clientes no Brasil para realizar serviços em nosso estaleiro na Argentina. Temos outros contratos no Rio Santiago, mas nenhum do Brasil. Temos interesse em atuar em reparos, e isso passa pelas conversas entre a Fina e o Sinaval. Estamos reparando nosso dique flutuante e podemos comprar outro. Estamos pesquisando no mercado para comprar outro dique flutuante e ampliar nossa capacidade de realizar reparos navais, afirmou.

Atualmente, o ARS constrói dois petroleiros para a estatal venezuelana PDVSA, com 170 metros de comprimento, calado de 10,5 metros e capacidade de carga, semelhantes aos contratados ao Estaleiro Ilha S.A., no Brasil. O primeiro deve ser entregue até outubro de 2010, e o segundo no ano seguinte. A construção, explicou Horacio, sofreu alguns atrasos devido a problemas de falta de pagamento por parte da estatal e por informações incompletas sobre as embarcações, que levaram o estaleiro a comprar aço em quantidade insuficiente. Os dois problemas já foram solucionados. Além disso, o ARS negocia a construção de seis navios de suprimento de 55 metros de comprimento e 5,1 metros de calado para um armador árabe. O ARS também fornece material para a construção civil e tem galpão de 350 x 100 metros que, operando em sua capacidade máxima, é capaz de processar até 350 toneladas de aço por dia. (Da Redação)