O banco BTG Pactual anunciou ontem que um acordo para aquisição das ações da Ariel Re Limited, grupo internacional de resseguros. Com escritórios em Londres e Bermuda, a Ariel é especializada em resseguros de catástrofe.
O negócio está dentro da estratégia da companhia de atuar em alguns segmentos dentro do mercado de seguros no exterior. “O objetivo do BTG Pactual não é se tornar uma empresa global e completa de seguros e resseguros. Nossa estratégia é de nichos de atuação”, diz João Dantas, diretor de finanças e relações com investidores do BTG, que deu como exemplo a atuação do braço de seguros da companhia no Brasil, que atua com seguro de garantia e de riscos de engenharia.
Segundo Dantas, há cerca de dois anos o grupo já atua lá fora com riscos de catástrofes, comprando capacidade de outras resseguradoras, via o escritório de Londres. “Um dos nossos acionistas, um fundo do Oriente Médio, cujo nome preferimos não citar, nos procurou interessado em investir conosco nesse tipo de oportunidade, por meio de uma joint venture”, conta Dantas. Em 2010, o Fundo Soberano de Abu Dhabi entrou no capital do banco, junto com outros fundos soberanos.
O acordo prevê a compra de 100% das ações das subsidiárias da Ariel Re que pertencem ao Global Atlantic Financial Group. Segundo Dantas, após a aquisição o sócio vai entrar no negócio e o banco ficará com 50% da companhia, que tem patrimônio de US$ 30 milhões e emite US$ 350 milhões por ano. O banco não informou o valor da transação, que ainda está sujeita às aprovações de órgãos reguladores brasileiros e estrangeiros.