unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/08/11

Transpetro lancará terceira fase do programa de renovação de frota

Apesar de prever que receberá em setembro o primeiro navio do Programa de Renovação da Frota, lançado em 2005, o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, já pensa em lançar até o fim do ano a terceira edição do Promef.

Segundo o executivo, o novo programa prevê a licitação de ao menos 20 embarcações de médio e grande porte. A estatal quer arrematar navios de modelos VLCC, Suezmax e de produtos. O navio Celso furtado, o primeiro encomendado pelo Promef, será lançado ao mar em setembro com cerca de um ano de atraso. O João Candido será entregue à Transpetro em outubro, segundo Machado. Outros dois navios devem ser entregues à estatal até o final do ano.

O Promef 1 licitou, em 2005, 26 navios, e o Promef 2, outras 23 embarcações , em 2008. De lá para cá houve problemas com os estaleiros vencedores das licitações e no fornecimento do aço necessário para a construção das unidades. A Transpetro travou uma luta pela redução de preços do aço plano para navios, fabricados no Brasil apenas pela Usiminas, e importou a maior parte do aço utilizado pelos estaleiros. Das 710 mil toneladas demandadas pelas duas fases do Promef, até agora foram compradas 170 mil toneladas, informou Machado. Desse total, 41 por cento foi fornecido pela Usiminas, e o restante comprado noe exterior.