Apesar de ter de investir mais em infraestrutura, a alta de passageiros nos aeroportos caipiras é boa notícia para o governo Geraldo Alckmin (PSDB), que pretende privatizar todos os terminais até o fim da gestão, em 2014.
Estamos trabalhando para definir como será o modelo de concessão, afirma Ricardo Volpi, superintendente do Daesp. O modelo será fundamental para conseguir terceirizar todos os aeroportos, já que há alguns sem voos comerciais e com poucos usuários, como o de Botucatu (241).
Também há aeroportos com movimentos pequenos, mas que tendem a crescer com o impacto do pré-sal no litoral, como Itanhaém (11.116). O movimento em 2007, no mesmo perãodo, foi de 3.144.
Para Elton Fernandes, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo, pode ser pensada em uma concessão com subsídio.
É uma maneira de se conceder aeroportos no mundo todo, afirma.