Empresa divulgou fato relevante segundo o qual decidiu encerrar contrato de venda dos serviços ferroviários do chamado trem expresso que tinha com a FCA.
A Log-In Logística Intermodal, empresa da área de navegação de cabotagem, vai estancar as perdas representadas pela prestação de serviços de transporte ferroviário. Ontem a empresa divulgou fato relevante segundo o qual decidiu encerrar contrato de venda dos serviços ferroviários do chamado trem expresso que tinha com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), da Vale.
“Nos últimos trimestres apresentávamos seguidos resultados negativos na atividade trem-expresso e isso não mais acontecerá”, disse o presidente da Log-In, Vital Jorge Lopes, em teleconferência com analistas na manhí de hoje. Segundo ele, a empresa alienou à Vale direitos de comercialização do trem expresso. Como resultado dessa operação, a Vale vai pagar à Log-In R$ 37 milhões. No acumulado do semestre, o trem expresso apresentou resultado negativo de R$ 3,5 milhões.
Lopes afirmou que haverá uma fase de transição, até 30 de setembro, perãodo em que a Log-In continuará prestando os serviços do trem expresso aos clientes. Depois, a FCA vai assumir o serviço. A Vale tem 31% do capital da Log-In.
“Isso não significa que a empresa terá um Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização] de R$ 37 milhões, pois há ativos que teremos de desmobilizar”, disse Vital. O analista Bruno Amorim, do Santander, perguntou se a Log-In chegou a pagar para operar na malha da FCA. Lopes disse que não houve pagamento. Segundo ele, faziam parte do contrato a prestação de serviço ferroviário e uma série de terminais ao longo da malha da FCA. “Vendemos o direito de comercialização, um contrato, e temos que dar destino aos terminais”, afirmou Lopes.
E continuou: “Buscaremos sinergia com a chegada dos trens aos portos, mas não haverá contratos.” Ele informou que o Terminal de Camaçari (Tercam), na Bahia, vai buscar capturar cargas para a navegação de cabotagem, na costa brasileira. Já no Porto Seco do Cerrado (PSC), em Minas Gerais, a Log-In não vê sinergias com a navegação. “Para este terminal, está sendo estudada uma utilização.” O executivo afirmou que há interesse da própria FCA e de outras empresas neste terminal.
Lopes também disse que a empresa está buscando outra utilização para o Terminal de Paulínea (SP), construído em cooperação operacional com a empresa Katoen Natie. As obras do terminal, que demandou da Log-In R$ 21 milhões em investimentos, serão concluídas este mês e o início das operações está previsto para o terceiro trimestre de 2011.