unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/08/11

Siemens dará prioridade à tecnologia submarina

O diretor-presidente da divisão de Óleo e Gás da Siemens Brasil, Welter Benício, afirma que a empresa enfrenta um desafio inédito: montar um sistema de distribuição de energia elétrica submarino que funcione a três mil metros abaixo da lâmina d’água. A tecnologia é apontada pela Petrobras como peça-chave para o desenvolvimento de poços em águas profundas.

Por trás deste objetivo está o investimento no centro tecnológico da Siemens, a ser construído até 2012 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a aquisição de duas empresas de tecnologia submarina – Bennex e Poseidon. O executivo enfatiza, no entanto, que não haverá uma Bennex Brasil, ou Poseidon Brasil, mas sim treinamento dos profissionais brasileiros.

Uma das preocupações da empresa no momento são as exigências de conteúdo local feitas pela Petrobras para as interessadas em fornecer equipamentos. De acordo com Benício, a Siemens tem conseguido atender ao percentual solicitado pela estatal, que varia de 30% a 52%, dependendo do equipamento. Segundo ele, parte dos investimentos de US$ 600 milhões da empresa para o País até 2016 foca justamente em aumentar o conteúdo nacional de produtos oferecidos pela Siemens.