unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/08/11

Brado Logística compra vagão para transporte de contêineres

A Brado Logística, criada pelas parceiras ALL (América Latina Logística) e Standard Logística, adquiriu 145 vagões Spine Car de 80’ da AmstedMaxion, modelo desenvolvido especialmente para a Companhia. O lançamento aconteceu na fábrica da AmstedMaxion, na terça-feira, dia 23 de agosto, em Hortolândia/SP, onde foi apresentado ao mercado uma solução para o transporte de contêineres no Brasil por meio da ferrovia. Com capacidade para transportar o dobro do volume convencional, os novos vagões começam a operar ainda este ano no corredor Mato Grosso – Santos.

Em um primeiro momento, eles vão estrear escoando carga para o Porto de Santos, afirmou a Brado. Os vagões sairão do Terminal de Alto Taquari, no Mato Grosso com destino a Santos, explicou. O novo modelo possui 26 metros de comprimento e capacidade para 130 toneladas, transportando o dobro do volume de cargas por via férrea, com estrutura para operações em dois contêineres de 40`, quatro contêineres de 20` ou três contêineres de 20’, em apenas um nível.

Buscamos neste projeto que envolveu as equipes técnicas da AmstedMaxion, ALL e Brado, conciliar duas questões importantíssimas para o desenvolvimento do intermodal no Brasil. Primeiro, aumentar a capacidade de atendimento ao nosso volume crescente com mais competitividade e produtividade ao capital empregado, no corredor da larga Mato Grosso-Santos que atende os terminais de Alto Taquari, Campinas, Santos e ainda esse ano Araraquara/Américo Brasiliense e no ano que vem Rondonópolis. Segundo, garantir o transit-time com integridade da carga e do contêiner em todo o trajeto, colaborando com o nível de serviço do nosso cliente, destaca o presidente da Brado Logística, José Luis Demeterco.

Atualmente, a Brado possui 1.300 vagões, que com mais 145 modelos Spine Car da AmstedMaxion, totalizam 1445. Em cinco anos, a Companhia irá investir R$ 1 bilhão. Deste montante 80% será destinado para ativos rodantes. Com isso, a Brado que hoje opera cerca de 80 mil contêineres cheios e vazios, espera chegar em 2016 com a movimentação de 500 mil contêineres, representando 11% do market share na malha ferroviária.

Os novos vagões serão entregues entre setembro e novembro de 2011, possuem engate especial, estrutura simples e eficiente, com apoios intermediários, protetores nas portas e dispositivos para cargas frigorificadas, oferecendo mais proteção ao transporte. Somos uma empresa que busca ser sempre a melhor solução e estamos, com este novo vagão, ampliando as possibilidades no transporte de contêineres no Brasil, afirma o presidente da AmstedMaxion, Ricardo Chuahy.