A APM Terminal assinou um contrato histórico de US$ 992 milhões com o governo da Costa Rica para construir e manter o novo TCM (Moin Container Terminal), na costa do Caribe. A concessão do projeto tem duração de 33 anos.
Em sua primeira fase, o terminal terá 600 metros de cais com seis guindastes para içamento próprios para receber navios Panamax, além de um pátio de 40 hectares. A profundidade do canal será de 16 metros e o terminal será protegido por um quebra-mar de 1,5 km, podendo ter operações durante o ano todo.
Na fase final da construção, o terminal terá um molhe de 1.500 metros, com 80 hectares de pátio e a profundidade do calado será ampliada para 18 metros. De acordo com a APM, os recursos da estrutura, incluindo o complexo de portas, darão novos padrões às empresas, melhorando a cadeia logística e reduzindo custos.
A negociação deve gerar cerca de mil novos empregos e, segundo o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios para a América, Henrik L. Pedersen, desde o início, nosso objetivo tem sido trabalhar com líderes da Costa Rica para desenvolver um terminal de contêiner de classe mundial. Ele também acrescentou que a ideia é modernizar o sistema portuário para ajudar o país a alcançar suas ambições econômicas.
O terminal não só irá aumentar a competitividade do país, como também reduzirá os custos logísticos com a alta eficiência das operações e aumentará a reputação da Costa Rica em relação à carga conteinerizada, disse Pedersen.
Cerca de 80% do comércio do país é sustentado pelo atual complexo portuário do Puerto Limon/Moin. É um dia muito importante para todos os cidadão da Costa Rica, disse o ministro de Serviços Públicos e Transportes, Francisco Jimenez, sobre o acordo.
Ele também declarou que o novo terminal é apenas um dos diversos projetos de modernização na infraestrutura dos transportes nacionais. Com eles, o governo espera produzir maior eficiência e ganhos para o comércio exterior do país e, ainda, aumentar sua participação no mercado global.