unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 06/10/09

Na Bélgica, Lula elogia projeto do superporto em Praia Mole

O projeto do superporto de águas profundas, que será construído em Praia Mole, no complexo portuário de Tubarão, foi apresentado ontem a cerca de 150 empresários belgas, no seminário realizado em Bruxelas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez o encerramento do encontro, citou o terminal três vezes, referindo-se a ele como um empreendimento ousado.

Agora que o projeto foi apresentado aos investidores internacionais, a comissão que trabalha a viabilidade do terminal fará gestões para que o Espírito Santo seja incluído na agenda do príncipe da Bélgica, Philippe Sajonia-Coburgo, que visitará o Brasil em maio do próximo ano, acompanhando um grupo de empresários interessados em investir no país.

Vamos trabalhar para que o príncipe possa visitar o Espírito Santo e conhecer o local onde será construído o porto de águas profundas, destacou o vice-governador Ricardo Ferraço, que integra o grupo encarregado de apresentar o superporto aos empresários belgas. O presidente da Codesa, Ângelo Baptista, e o prefeito de Vitória, João Coser, também fazem parte da comitiva.

Ao final do seminário, o grupo capixaba reuniu-se com o presidente Lula, que demonstrou interesse em conhecer detalhadamente o projeto do superporto capixaba. No evento outros dois terminais ? o de Açu (RJ) e o de Santos (SP) ? foram apresentados, mas o presidente Lula destacou apenas o superporto de Vitória.

O porto de Açu, da LLX, é mais voltado para a mineração. O de Santos, da MSC, movimentará carga geral e contêineres. O superporto de Vitória, foi concebido para a movimentação de contêineres e poderá ser o primeiro terminal da América Latina em águas profundas. Ele terá capacidade para a movimentação de até 2 milhões de contêineres por ano e condições de receber embarcações de grande porte.

Os projetos apresentados pelo Brasil, segundo Ferraço, chamaram a atenção dos empresários belgas. O vice-governador contou que, no seminário, havia uma onda positiva para o Brasil pelo fato de o país ter adotado iniciativas adequadas para enfrentar a crise e também pelo fato de as agências de rating indicarem o Brasil como um bom país para receber investimentos.

Outra situação que repercutiu positivamente em favor do Brasil foi a escolha, na última sexta-feira, do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

Feira traz novidades em logística

Começa hoje e vai até quinta-feira, a VI Expoportos ? Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior. A feira, que acontece no Centro de Eventos Floriano Varejão, em Carapina, Serra, das 15h às 22h, será um palco para o debate de temas variados ligados ao setor portuário.

Neste ano, durante a Expoportos, acontecerá o I Congresso Brasileiro de Terminais Portuários Público-Privados (Tecnoportos), que contará com cinco palestras. Ao final do encontro, será elaborado um documento contendo os principais pontos debatidos e as decisões tomadas.

Outra programação dentro da Expoportos é a 2ª Rodada de Negócios de Logística, na qual as micro e pequenas empresas terão a oportunidade de se reunir com grandes empresas, potenciais compradoras de diferentes produtos e serviços do setor de logística.

A Feira de Logística, Transporte e Comércio Exterior contará com 70 expositores. O Sindireceita utilizará o espaço para divulgar a campanha Pirata: Tô fora! Só uso original, que conscientiza a população sobre os efeitos danosos da pirataria.