Abeeólica, porém, diz que ainda não há sinalização sobre fim dos recursos do Banco do Nordeste.
Durante o último Brazil Wind Power, realizado mês passado no Rio de Janeiro, muito se falou sobre o fim dos financiamentos do Banco do Nordeste (BNB) para o setor de energia eólica. Nesta sexta-feira (9/9), confirmando a expectativa das conversas entre os players do segmento, o BNB, procurado pela reportagem do Jornal da Energia, confirmou via assessoria de imprensa que os pedidos de financiamento ligados a energia eólica estão sendo encaminhados ao BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social].
Para a nova diretora-presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Élbia Mello, ainda ní há nenhuma sinalização de que houve, de fato, o corte de recursos por parte do banco. Ainda não vimos nenhum resultado efetivo. A princípio a gente acha bastante estranha essa notícia.
Na visão de Elbia, a decisão contraria a lógica do governo federal, de total incentivo ao desenvolvimento do País. Vamos inclusive procurar os governos para ver se isso vai acontecer, completa a executiva, mas acho difícil alguém tomar essa decisão na hora em que as eólicas estão no melhor momento.
– Setor eólico tenta se acostumar com o fim de recursos do BNB.