unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 15/09/11

Petrobras licita módulos do pré-sal

A Petrobras lançou a concorrência para a contratação de quatro dos cinco pacotes de módulos dos FPSOs replicantes que irão operar no pré-sal. Mais de 20 empresas foram convidadas para a licitação. As propostas deverão ser entregues até 1º de dezembro.

A concorrência compreende os pacotes 2 (gás combustível e desidratação), 3 (compressão e injeção de CO2, compressão para exportação de gás, injeção de gás e compressão de gás principal com recuperação de vapor), 4 (tratamento de água produzida, lançador/recebedor de pig e manifolds, e dois módulos de processamento de óleo) e 5 (dois módulos de geração).

O contrato prevê o detalhamento do projeto, a aquisição dos equipamentos e a montagem do módulo. A Petrobras fornecerá o projeto básico dos módulos, além dos turbogeradores e conjuntos de compressão para os módulos de geração e compressão. Os prazos para a execução vão de 2012 a 2017.

As propostas deverão ser acompanhadas da licença ambiental de operação do estaleiro ou canteiro indicado para a execução dos módulos. Alternativamente, poderá ser apresentada a licença prévia ou de instalação, desde que o atendimento as condicionantes esteja encaminhado e que sejam apresentadas evidências de que as licenças serão emitidas antes do prazo determinado para o início das obras.

O pacote 1 será licitado posteriormente, dentro do contrato de integração. Inclui módulos como remoção de CO2, remoção de sulfatos, injeção de água e utilidades, além de automação e elétrica e sistema de flare.

Os oito FPSOs replicantes estão sendo construídos no estaleiro Rio Grande (RS). Seis deles serão instalados no prospecto de Tupi e dois no de Guará, na Bacia de Santos.