unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/09/11

Empresas fazem parceria para transporte ferroviário de contêineres

A Brado Logística e a Libra Logística fecharam um contrato para transportar 6.500 contêineres por ano, com previsão de chegar a 24 mil contêineres anuais, pela malha ferroviária, segundo informações da Brado. A ideia é oferecer mais competitividade, confiabilidade e sustentabilidade.

Além disso, elas veem o serviço como a oferta de maior custo/benefício para importadoras e exportadoras que utilizarem o complexo portuário santista. Ele passará a ser uma opção melhor para os usuários, que atualmente dependem totalmente do transporte rodoviário.

Esse contrato representa um grande salto sobre o atual volume transportado pela Brado, que para atender a demanda da Libra deve utilizar vagões Spine Car de 80`, adquiridos recentemente.O modelo, especialmente desenvolvido para a Companhia, possui 26 metros de comprimento e capacidade para 130 toneladas, transportando o dobro de cargas por via férrea, com estrutura para operações em dois contêineres de 40`, quatro de 20` ou três de 20’, em apenas um nível.

Já foram compradas novas locomotivas que farão o trajeto ferroviário entre o Libraport, Porto Seco da Libra em Campinas, e o Libra Terminal Valongo – TEVAL, na retroárea do Porto de Santos. De acordo com o presidente da Brado Logística, José Luis Demeterco, o contrato das empresas é um marco no Brasil na questão de intermodalidade, por mostrar claramente uma solução para o congestionamento no Porto de Santos.

O diretor geral da Libra Logística, Sebastião Furquim, afirma que a parceria proporcionará o início de um serviço de transporte ferroviário regular, entre Campinas e a margem direita do Porto de Santos.