A Vale batizou dois novos navios VLOC (very large ore carriers), Vale Rio de Janeiro e Vale Itália, encomendados ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co. Além do Vale Brasil, os dois mineraleiros também fazem parte da encomenda de sete navios ao estaleiro sul-coreano. O Vale Rio de Janeiro foi entregue na sexta-feira e o Vale Itália está previsto para ser entregue em outubro deste ano.
A esposa de Emilio Riva, Chairman da Ilva-Taranto & Riva Group, Giovanna Du Lac Capet, é a madrinha do Vale Itália, e Sonia Zagury, diretora de Finanças da Vale, é a madrinha do Vale Rio de Janeiro. Este último será destinado principalmente ao transporte de minério de ferro entre Brasil e Taranto, na Itália.
Os navios são adequados aos portos mais modernos do mundo e possuem eficiente sistema de drenagem, capaz de bombear água livre nos porões através de seis pocetos em cada um deles. Eles emitem 35% menos carbono por tonelada de minério transportada dos outras embarcações.
Para a Vale, uma infraestrutura logística eficiente é um elemento-chave para a competitividade no mercado de minério de ferro. Segundo ela, estão sendo desenvolvidas várias iniciativas para obter economias de escala e esses navios encomendados farão parte da solução logística entre os terminais marítimos da empresa no Brasil e os clientes europeus e asiáticos.
A empresa afirma que os mineraleiros têm alto padrão de segurança e devem contribuir para reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro para as empresas siderúrgicas. Nosso objetivo é ter uma frota própria dedicada para parte de nossas exportações, uma frota que seja mais eficiente, sustentável, com alto padrão de segurança operacional e que contribua significativamente para a redução da volatilidade no mercado de frete, afirma o diretor executivo de Marketing, Vendas e Estratégia, José Carlos Martins.