unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 03/10/11

Exportações de minério alcançaram 157,3 milhões de toneladas até julho

São PAULO – As exportações brasileiras de minério de ferro, lideradas pela Vale, alcançaram 157,3 milhões de toneladas, de janeiro a julho, conforme último dado divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Extração de Metais Ferrosos (Sinferbase).

O montante é 4,7% superior ao que foi embarcado no mesmo perãodo de 2010, de 150,2 milhões de toneladas. A Vale e suas coligadas responderam por 144 milhões, quase 92% do total do volume compilado pela entidade.

O Sinferbase representa as associadas Vale e suas coligadas de pelotização (Nibrasco, Itabrasco, Kobrasco e Hispanobras), a joint venture Samarco, MMX e Anglo American. A Cia. Siderúrgica nacional (CSN) e sua controlada Namisa não fazem parte da entidade.

Especificamente em julho, os embarques somaram 23,7 milhões de toneladas, quase 11% acima do volume de julho do ano passado. Desse volume, a Vale respondeu por 22 milhões de toneladas e a Samarco, por 1,5 milhão de toneladas.

Os principais portos de embarque de minério de ferro no país são Ponta da Madeira, em São Luís (MA), Tubarão, em Vitória (ES), Guaíba, em Itaguaí (RJ), Ponta do Ubú, em Anchieta (ES) e Santana, no Amapá. E os principais destinos da carga são a China, Japão, Coreia do Sul e países da União Europeia.