A Brado Logística, empresa de transporte ferroviário de contêineres criada pela ALL em dezembro do ano passado, deve encerrar o ano com 81 mil cofres de carga transportados, entre cheios e vazios. Nossa estimativa é multiplicar por seis esse volume nos próximos cinco anos e chegar a 500 mil contêineres até 2016, afirmou o presidente da Brado, José Luis Demeterco Neto.
Se a meta se concretizar, ele acredita que a participação da empresa no mercado deve passar dos atuais 2% para 11%. A maior parte do volume teve como origem ou destino o Porto de Santos, por meio do Terminal de Contêineres (Tecon), operado pela Santos Brasil. Há dois meses, contudo, a empresa firmou contrato com a Libra para transporte de 25 mil contêineres por ano. Segundo Demeterco, em 2012 a empresa deve investir R$ 250 milhões, sendo 80% desse valor para a compra de 10 locomotivas e 600 vagões. Os recursos fazem parte do R$ 1,2 bilhão anunciado em investimentos nos primeiros cinco anos da companhia. Em 2011, foram aplicados R$ 120 milhões. Compramos quatro locomotivas, que começamos a receber esta semana, e 145 vagões duplos. Devemos receber tudo até dezembro.
Segundo ele, a empresa também investiu na construção de um terminal intermodal rodoferroviário entre Araraquara e Américo Brasiliense, no interior de São Paulo, que deve ser concluído em novembro, e na reforma de 11 plataformas, que serão entregues até o final deste ano. Tudo isso irá agregar mais de 30% à frota atual que já temos, de 1.300 contêineres.