Projeto, em processo de licenciamento, terá quatro audiências públicas de 17 a 21 deste mês para debater EIA/Rima. Investimento é de R$ 2,3 bilhões.
A mineradora Vale está desenvolvendo no Espírito Santo, no Complexo de Tubarão, em Vitória, uma usina termelétrica integrada (UTEI), que consiste em uma térmica a gás de 600 MW de capacidade instalada e uma outra unidade que irá processar o gás natural consumido. Os investimentos na UTEI Vitória são de aproximadamente R$ 2,3 bilhões e ela deve entrar em operação em até 35 meses após a obtenção das licenças ambientais.
Parte dos 600 MW que poderão ser produzidos pela unidade, cerca de 330 MW, irá abastecer as usinas de pelotização da mineradora e os outros 270 MW de energia excedente serão disponibilizados ao Sistema Interligado Nacional. Segundo a Vale, a térmica Vitória será uma unidade de ciclo combinado, com dois ciclos termodinâmicos – um a gás, denominado ciclo Brayton, e outro a vapor, denominado ciclo Rankine. O objetivo desta tecnologia é promover um melhor aproveitamento da energia contida no gás natural.
Para obter as licenças de que precisa, a Vale realizará audiências públicas sobre o projeto e o estudo e relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) da UTEI, a partir a partir da próxima segunda-feira, 17 de outubro, em quatro cidades capixabas. A primeira acontece em Serra, no Centro de Convenções Steffen, no Jardim Limoeiro; a segunda, no dia 18, ocorre em Vila Velha, no Hotel Mercure Pasargada, na Praia da Costa; no dia 19, a audiência segue para Vitória, no Clube Álvares Cabral, no bairro Bento Ferreira; a última reunião acontece no dia 20, em Cariacica, no Society Gauchão, no bairro Rio Branco. Todas as audiências estão previstas para começar às 19 horas.