unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 13/10/11

Petrobras avança para Florim e Nordeste Tupi na cessão onerosa

A Petrobras planeja avançar para duas novas áreas na cessão onerosa do pré-sal após a conclusão do segundo poço de Franco, prevista para dezembro, afirmou nesta segunda-feira a gerente de Sub-Superfície de Projetos do Pré-sal, Anelise Quintão.

A petroleira vai perfurar no ano que vem os prospectos Florim e Nordeste de Tupi, disse a executiva a jornalistas após palestrar sobre o tema em almoço promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil, no Rio.

Segundo ela, a Petrobras conclui até o final do ano a perfuração do segundo poço de Franco, onde já existe um poço descobridor realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). A cessão onerosa é o cojunto de áreas do pré-sal compradas pela Petrobras do governo federal, com um volume total de 5 bilhões de barris equivalentes de petróleo. A Petrobras pagou 74,8 bilhões de reais pelas áreas, em operação simultânea à da capitalização. O governo, indiretamente, ficou com ações da empresa em troca do petróleo.

A meta da empresa é iniciar a produção de Franco em 2015, a partir de um Teste de Longa Duração (TLD). Temos um número considerável de unidades entrando em produção até 2015 e um número maior ainda entre 2015 e 2020 para dar conta das metas de produção que estão previstas no nosso planejamento estratégico, disse a executiva da Petrobras.

A Petrobras planeja aumentar a produção dos atuais 2,7 milhões de barris de óleo equivalente (boe) para 4 milhões de boe em 2015, passando a 6,4 mi de barris de petróleo e gás em 2020.

A empresa deve apresentar até 2014 à ANP estudos sobre a região que apontem a existência dos cinco bilhões de barris apropriados no negócio. Se concluir que as áreas adquiridas não possuem este volume, a estatal conta ainda com um plano B: a exploração de mais uma área, chamada de Peroba.