Recentes descobertas elevam capacidade do Espírito Santo.
Mesmo com as perda recente no Senado com a nova distribuição dos royalties de petróleo, o Espírito Santo vem aproveitando bom momento através da sua localização estratégica para ampliar os investimentos na área de petróleo e gás. Com a descoberta de novos campos, principalmente pela Petrobras, o Estado tornou-se a maior província petrolífera do país e, até o final de 2011, deverá alcançar uma produção de cerca de 400 mil barris por dia. Atualmente a produção gira em torno de 350 mil.
No que diz respeito à cadeia produtiva de petróleo e gás, as perspectivas petrolíferas das áreas do pré e pós-sal do Estado formam uma combinação de elevado potencial. Com lâminas d’água que variam de 1,3 a 2 mil metros de profundidade, grandes reservatórios de óleo e gás estão sendo encontrados acima e abaixo da camada de sal.
Desde 2008, a Petrobras vinha produzindo em caráter experimental no campo de Jubarte – na porção capixaba da Bacia de Campos, a 80 km da costa do Espírito Santo – onde se encontra o segundo maior polo do pré-sal brasileiro em reservas. Nesse cenário, começou nesta segunda-feira (24) a terceira edição da Vitória Oil & Gas, organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP).
Presente na feira, a Petrobras planeja alcançar até 2015, o volume de 500 mil barris de óleo por dia no Espírito Santo. Em setembro, a Petrobras produziu no Estado 286.993 barris de óleo e 9,9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, consolidando o Espírito Santo como o segundo maior produtor de petróleo e gás no Brasil.
No estande da Petrobras na Vitória Oil & Gas 2011, fornecedores e empresários poderão conhecer o programa Progredir, que viabiliza a oferta de crédito em volume e condições competitivas para toda a cadeia de fornecedores da estatal. Em média, a redução do custo de captação dos fornecedores com o programa é de 20%, podendo chegar a 40% em alguns casos. Em nível nacional, o Programa registra 127 operações de financiamento, com volume superior a R$ 630 milhões.