Pernambuco recebe seu quarto estaleiro
OPORTUNIDADES Terminou semana passada em Porto de Galinhas (PE), a segunda edição do Pernambuco Petroleum Business, evento que apresentou diversas oportunidades de negócios e também os principais atrativos da indústria do petróleo, gás, offshore e naval de uma das regiões que mais crescem no País. O evento, que reuniu autoridades brasileiras e estrangeiras, teve uma programação composta por palestras que debateram a política industrial brasileira, incentivos fiscais, sustentabilidade e programas de incentivo à cadeia de fornecimento à indústria de petróleo e setores relacionados.
CRESCIMENTO Em entrevista ao NN, o diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig, ressalta que atualmente mais de 100 empresas se encontram em operação e outras 25 em fase de implantação em Suape. “É um crescimento simplesmente fantástico”, diz Leimig. Até dezembro, o porto de Suape contará com três estaleiros. O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), já em funcionamento, tem a missão de entregar o primeiro navio encomendando pela Transpetro, o Promar, que já está em andamento, e um terceiro que está com obras programadas para o fim do ano.
CHEGOU Mas o estado não para de atrair novos empreendimentos da indústria de naval e offshore. No último dia 20, o grupo italiano Navalmare anunciou que o Complexo de Suape, em Ipojuca, vai sediar sua primeira unidade no Brasil. A empresa pretende fabricar estruturas offshore, como plataformas e decks. Segundo Leimig, os investimentos dos italianos podem chegar a R$ 250 milhões, gerando 800 empregos diretos. “Pernambuco está se inserindo cada vez mais no mundo do petróleo”, destacou.
AMBIçãO De acordo com o executivo, a grande luta do estado de Pernambuco é consolidar o Projeto Suape Global, que tem o objetivo de transformar a cidade em um grande polo mundial fornecedor de bens e serviços para as indústrias de petróleo, naval, offshore e energias renováveis. “Agora a coisa é diferente, estamos literalmente a “ver navios”, mas navios que cada vez mais utilizam o nosso porto e aqui estão também sendo construídos para o desenvolvimento de Pernambuco e a melhoria da qualidade de vida da nossa população” completou Leimig.