No acumulado do ano, o crescimento do volume operado no cais (733.918 contêineres), foi 10,4% superior na avaliação ano contra ano. No terceiro trimestre de 2011, o volume operado no cais foi de 268.535 contêineres, sendo 76,1% deles cheios. O Volume armazenado nos Terminais Portuários, administrados pela Santos Brasil, no mesmo perãodo, alcançou 41.362 contêineres. No segmento de Logística (operações de armazenagem alfandegada), o volume armazenado no terceiro trimestre foi de 19.438 contêineres.
A melhoria significativa da produtividade e da eficiência na operação da possibilitou ganho de market share no Porto de Santos, passando de 51% para 53%, segundo dados da Companhia de Docas do Estado de São Paulo (CODESP) – acumulado até setembro de 2011e frente ao mesmo perãodo do ano passado. O aumento da participação de mercado também resultou em crescimento de 11% nas operações de armazenagem alfandegada no ano de 2011.
Indicadores financeiros
O lucro líquido consolidado da Santos Brasil no terceiro trimestre do ano foi de R$ 89 milhões, frente aos R$ 48,7 milhões do terceiro trimestre de 2010. No consolidado dos nove meses do ano, a Companhia registrou R$ 172 milhões de lucro líquido. Esse resultado foi fortemente influenciado pelo crescimento operacional e ganho de market share do Tecon Santos, além da incorporação deste terminal, o maior da Companhia, pela holding Santos Brasil Participações S.A., o que permitiu ganhos fiscais.
De acordo com Marcos Tourinho, diretor executivo de Relações com Investidores da Santos Brasil o Tecon Santos tem batido recordes seguidos de eficiência operacional e em agosto chegou a 80,38 Movimentos Por Hora (MPH) em média por navio no mês. O indicador de eficiência operacional alcançado é similar ao dos melhores terminais do mundo. Em janeiro, esse número era de 58,05 MPH e a meta para o ano, de 70 Movimentos Por Hora (MPH), foi alcançada em maio. A média do trimestre ficou em 78 MPH.
O EBITDA (lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 117,5 milhõesobtido no perãodo, representou aumento de 16,5% na comparação ano contra ano. A margem foi de 41,1% e o EBITDA Recorrente – que não considera gastos com provisões de despesas não recorrentes – foi de R$ 121,3 milhões e margem de 42,4%, crescimento de 20, 2, ante ao terceiro trimestre de 2010. No consolidado do ano, o EBITDA montou R$ 335,8 milhões com margem de 41,2%.
A Receita Líquida no terceiro trimestre de 2011 foi de R$ 285,9 milhões e representou aumento de 17 % na comparação com o mesmo perãodo em 2010. O crescimento no acumulado nos nove meses do ano foi de 34,6%.
A receita bruta consolidada dos serviços teve crescimento de 16,6%, ante 2010. Um dos fatores que influenciaram este crescimento foi o volume de veículos operados pelo Terminal de Veículos (TEV), com destaque maior para exportação. Na comparação dos noves meses de 2011, em relação ao mesmo perãodo de 2010, a receita bruta registrou crescimento de 35,2%.
No acumulado do ano, a receita bruta com terminais portuários cresceu 34,1%, atingindo R$ 728,2 milhões.
A receita com operações das unidades de logística apresentou crescimento de 14% no terceiro trimestre de 2011, frente o mesmo perãodo de 2010. O resultado reflete o esforço comercial da Companhia para incrementar os serviços de logística integrada do porto à porta.
Investimentos
No acumulado do ano, os investimentos da Santos Brasil somaram R$ 160,9 milhões. A previsão para o ano de R$ 187,1 milhões foi revisada para R$ 199,5 milhões, em virtude da aquisição de um terreno na zona portuária em Santa Catarina, que atuará como área de suporte às operações do Tecon Imbituba. O investimento realizado pela Companhia no terceiro trimestre de 2011 somou R$ 59,3 milhões, sendo que o maior aporte (R$ 40,3 milhões, 68% do total investido pela corporação no perãodo) foi para a conclusão da expansão e melhoria das operações no terminal catarinense, que a partir do próximo ano deve se consolidar como alternativa logística para o Sul do País
No Tecon Santos, os investimentos realizados nos últimos nove meses em infraestrutura, modernização de equipamentos e capacitação de pessoal somaram 41,6 milhões, 184,6% superior aos 14,6 milhões investidos no mesmo perãodo em 2010. Os investimentos preparam o Tecon Santos para absorver volumes cada vez mais significativos, principalmente com a perspectiva de término da dragagem, e vinda de grandes navios para Porto de Santos a partir de 2012.