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Clippings - 02/12/11

MSC e CMA CGM fecham acordo de cooperação

A parceria é uma forma de enfrentar o excesso de capacidade nos tráfegos entre a Ásia e o Norte da Europa, Ásia e África do Sul e nas rotas que envolvem a América do Sul
Valor Econômico – 2/12/2011
Os armadores MSC e CMA CGM – respectivamente segundo e terceiro maiores transportadores de contêineres do mundo – surpreenderam o mercado ao anunciarem ontem um acordo de cooperação em nível mundial. A parceria é uma forma de enfrentar o excesso de capacidade nos tráfegos entre a Ásia e o Norte da Europa, Ásia e África do Sul e nas rotas que envolvem a América do Sul. Por conta da crise mundial, as trocas comerciais estão declinando, pressionando os fretes marítimos para baixo.

O anúncio foi feito pela francesa CMA CGM. O armador afirma que a parceria tem como objetivo o ganho de sinergias operacionais, mas não entra em detalhes. A nota não menciona fusão ou compra. O atual excesso de capacidade, combinado com a menor demanda, está impactando nosso desempenho financeiro, disse o diretor financeiro do grupo, Michel Sirat. Somam-se a isso os altos custos de combustível. Principal gasto do navio em uma viagem, o preço do óleo subiu 40% na comparação entre novembro deste ano e de 2010, segundo dados do mercado. No último dia 17, a tonelada do tipo mais nobre estava cotada em US$ 962, contra US$ 684 em 2010.

A parceria com a MSC integra um vigoroso plano de redução de custos anunciado pela CMA CGM em setembro. A meta é cortar US$ 400 milhões anuais.

O acordo começa a valer em março de 2012 e inicialmente será por dois anos. Juntas, MSC e CMA CGM somarão uma frota de 3,6 milhões Teus (contêiner de 20 pés), ultrapassando os 2,5 milhões de Teus da líder dessa indústria, a APM Maersk, segundo dados da consultoria Alphaliner. Em número de navios, o acordo entre MSC e CMA CGM totalizará 877 embarcações, contra 654 da Maersk.

Nos tráfegos que envolvem as trocas com o Brasil, a MSC é a segunda colocada e a CMA CGM, a quinta. Nos nove primeiros meses do ano, a MSC, com base na Suíça, movimentou 734 mil Teus cheios nas rotas que envolveram os países da Costa Leste da América do Sul. A CMA CGM operou 333 mil Teus no perãodo. O ranking é da empresa Datamar, que compila dados de movimentação de cargas nos países da Costa Leste da America do Sul, por meio de convênios com o Centro Nacional de Navegação (Centronave) e com entidades e empresas dos demais países.

Além da cooperação com a MSC, a CMA CGM anunciou a renegociação de taxas de afretamento e a implantação de medidas para elevar a eficiência do combustível.

Também ontem a empresa divulgou os resultados financeiros. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) dos nove primeiros meses foi menor que o de 2010, mas positivo: US$ 672 milhões. E o lucro líquido ficou em US$ 13,2 milhões, sinalizando que um resultado ruim no último trimestre pode deixar a companhia no vermelho.