A Graninter, empresa de navegação brasileira, lançou durante a edição da América do Sul da Conferência Breakbulk, em São Paulo, um novo modelo de negócios para a cabotagem brasileira e também um novo modelo de embarcações.
A apresentação fez parte do painel O Renascimento da Cabotagem Brasileira.
As inovações da empresa começam no investimento para a compra de duas novas embarcações, em um modelo que já utilizado no País, porém agora com uma tecnologia nova.
Serão construídas duas barcaças oceânicas com empurradores para atender ao novo modelo de negócios. “O custo para compra de novos navios está cada vez mais alto. As barcaças se adaptam perfeitamente ao que precisamos e são um diferencial competitivo para o novo modelo que vamos lançar”, afirma Luiz Philippe Figueiredo, diretor da Graninter.
O segundo grande lançamento durante o evento foi o novo modelo de negócios da empresa. A Graninter passará a ser a única empresa brasileira a trabalhar em um sistema “porto à porta” para carga solta. “Faremos toda a gestão da carga para nossos clientes, eles não terão que se preocupar com nada”, comenta Figueiredo.
Atualmente, o modelo para cabotagem segue o padrão “porto a porto”, ou seja, o cliente tem sua carga transportada e levada apenas até o porto. No modelo proposto pela Graninter, a empresa será responsável pelo transporte marítimo, armazenagem e transporte até empresa ou o cliente desta empresa. “Isso hoje só é possível porque a Graninter faz parte de um Grupo, o Grupo Rocha, que possui toda uma estrutura para fazer esse tipo de operação”, completa. A empresa estima que com um serviço completo como este, os clientes terão uma redução de custos superior a 10%.
Diferenciais das embarcações:
· Desenho do casco idêntico ao de navios, excelente estabilidade
· Capacidade de carga entre 10,000 e 25,000 tons, mas com calados restritos (7 a 9 m)
· Equipamentos de manuseio de carga com flexibilidade para vários produtos
Granel sólido
Carga geral e carga de projeto
· Porões de carga do tipo “box-shaped” para facilitar a estivagem das cargas e a limpeza dos porões entre cargas diferentes
· Frota de empurradores do tipo CATAMARAN PUSHER TUGS
· Relativa alta velocidade (10 a 12 nós com barcaças totalmente carregadas)
· Excelente manobrabilidade e baixo custo de manutenção
· Tripulação reduzida
Digg this post Recommend on Facebook Share on Linkedin Tweet about it Subscribe to the comments on this post Print for later Tell a friend