unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/12/11

Empresa retira óleo de navio atracado

A empresa responsável pelo navio sul-coreano alugado pela companhia Vale que está no porto da Ponta da Madeira, em São Luís (MA), informou que começou a retirar o combustível do tanque da embarcação nesta segunda-feira (19). O trabalho estava previsto para acontecer na semana passada.

O navio está atracado no porto de Ponta da Madeira desde ao dia 1º de dezembro, carregado com mais de 360 mil toneladas de minério de ferro. Uma rachadura na área do tanque de combustível provocou a entrada de água nos compartimentos de armazenamento de minério de ferro. Os técnicos informaram que a entrada de água gerou uma inclinação no navio que compromete a sua estabilidade.

De acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a empresa foi notificada e deverá ser multada caso o combustível vaze no mar. Cerca de 7.000 toneladas de combustível deverão ser retiradas do supercargueiro.

Todo o processo deverá durar pelo menos uma semana. A Vale diz que deixou de embarcar 750 mil toneladas de minério de ferro desde a suspensão das operações do navio.