unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/12/11

Indonésia: naufrágio de navio que transportava 200 passageiros

Esmat Adine estima que estivessem a bordo mais de 40 crianças.

Um navio de que deveria transportar pelo menos 200 passageiros, muitos imigrantes do Médio Oriente, naufragou no sábado ao largo da ilha de Java, na Indonésia, tendo sido resgatadas 33 pessoas, noticia a imprensa local.

A polícia disse à agência de notícias Antara que o naufrágio ficou a dever-se à sobrecarga do navio e que “aparentemente” transportava mais do dobro da capacidade.

Um dos sobreviventes, Esmat Adine, disse que o “navio começou a balançar de um lado para o outro, provocando o pânico entre os passageiros. As pessoas, estavam muito apertadas e sem espaço, não tinham para onde ir”, disse ainda Adine, 24 anos.

“Isso fez o barco ainda mais instável e a dada altura naufragou”, reportou o imigrante. Adine disse que ele e outros passageiros conseguiram sobreviver porque se agarraram a destroços da embarcação até terem sido resgatados por um pescador local.

Mais de 40 crianças a bordo

Esmat Adine estima que estivessem a bordo mais de 40 crianças. Neste momento, não se sabe ainda se alguma foi salva.

A Indonésia, com 240 milhões de habitantes, tem mais 18 mil ilhas e centenas de quilómetros de costa não patrulhada, o que faz do país um ponto de trânsito chave para a imigração irregular.

Os imigrantes a bordo no navio que hoje naufragou, e que se dirigia para a Austrália, eram oriundos do Afeganistão, da Turquia, do Irão e da Arábia Saudita.

A televisão privada Metro TV adiantou que 33 pessoas foram resgatadas com vida e que talvez estivessem desaparecidas outras 215.

Digg this post Recommend on Facebook Share on Linkedin Tweet about it Subscribe to the comments on this post Print for later Tell a friend