unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/12/11

Perfuração de 1º poço profundo fica para 2012

Programada para iniciar suas atividades ainda em 2011, após novo adiamento, a sonda da Petrobras que iria perfurar o primeiro poço cearense em águas profundas em busca de petróleo e gás natural só deve iniciar as atividades no ano que vem.

Para o ano que vem, de acordo com a petrolífera, está prevista a perfuração de 66 poços exploratórios no mar. Além do que poço Ararazul, que ficará no Ceará, serão perfurados 18 na Bacia de Santos, 16 na Bacia de Campos, 11 na Bacia do Espírito Santo, nove em Sergipe, dois na bacia do Jequitinhonha, três na de Camamu/Almada, dois na de Barreirinhas, três na Potiguar e um na Foz do Amazonas.

Crise não impacta

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, aproveitou a ocasião para afirmar que a crise internacional não afetará os planos de investimento da companhia. A Petrobras captou 18 bilhões de dólares em 2011 e não visualizamos nenhum problema grande de captação decorrente da crise para 2012, a não ser que ocorra uma catástrofe econômica mundial, disse.

Segundo o executivo, a maioria das empresas petroleiras do mundo está aumentando seus investimentos devido ao crescimento do consumo de combustível em países como China, Índia e África do Sul. Não há expectativa de redução da demanda de petróleo, afirmou.

Para o ano que vem, também está prevista a expansão da importação de gasolina. Uma das motivações é a produção insuficiente de etanol e a operação, no limite da produção, das refinarias brasileiras.

Otimismo

Não visualizo problema de captação decorrente da crise para 2012, a não ser que ocorra uma catástrofe econômica

José Sérgio Gabrielli

Presidente da Petrobras