O Porto de Paranaguá (PR) readequou a operação do corredor de exportação para atender aos produtores paranaenses de trigo neste final de ano. De acordo com a Appa (Admnistração dos Portos de Paranaguá e Antonina), as adaptações logísticas no terminal foram determinadas pelo governo do Paraná.
Ajustes – Durante o perãodo de entressafra, nos meses de novembro, dezembro e janeiro, o Corredor de Exportação do Porto passa por manutenção. Mas, para atender ao pedido dos cerealistas, serão feitos os ajustes que permitirão o escoamento do trigo.
Em uma primeira etapa serão exportadas 60 mil toneladas de trigo da Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Paraná (Acepar). Já está previsto o embarque de mais 40 mil toneladas de trigo a serem exportadas por outra cooperativa paranaense.
De janeiro a novembro, o Porto de Paranaguá exportou 682 mil toneladas de trigo. No ano passado, foram 734 mil toneladas e a expectativa é que, com as movimentações dos produtores paranaenses neste fim de ano, o porto ultrapasse essa marca na exportação do produto.
O trigo paranaense que será exportado ficará no armazém 12, que acaba de ser reformado pela Appa. Foram cumpridas todas as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornando o armazém apto a prestar serviços de armazenagem de cargas de alimentos e matérias-primas utilizadas na indústria de alimentos.