A experiência da missão empresarial a Brasília promovida pelo Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) foi compartilhada nesta semana com o prefeito de Chapecó José Cláudio Caramori.
A secretária do Núcleo da ACIC, professora Inocencia Boita Dalbosco, e o empresário Milvo Zancanaro foram recebidos pelo prefeito Caramori e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Diógenes Lang.
Realizada no mês de maio, a viagem teve o objetivo de interagir e qualificar os empresários, visando a cultura exportadora e competitiva das empresas, dos produtos e serviços do oeste catarinense para ampliar o mercado internacional. Para isso, cumpriram uma extensa agenda de visitas técnicas aos principais setores governamentais ligados à exportação.
O encontro com o prefeito de Chapecó foi para expor os resultados da missão e também sugerir incentivos aos empreendimentos chapecoenses que exportam produtos e serviços.
Uma das sugestões é a implantação de um porto seco em Chapecó, ou seja, um terminal/depósito alfandegado de uso público preparado para receber cargas, armazená-las e despachá-las, sob controle aduaneiro. A ideia de trazer o projeto para o município foi acolhida pelo prefeito, que se propôs a agendar reunião em Brasília com os investidores do Porto Seco do Distrito Federal.
De acordo com Caramori, Chapecó possui área de terra próximo ao aeroporto que poderia ser utilizada para este fim.
A inclusão da capital do oeste no Programa Nacional de Incentivo à Exportação, criado para estimular empresas brasileiras a aumentarem os negócios com mercados estrangeiros, também foi assunto da reunião. Chapecó não foi contemplada em 2012 com os recursos, mas, devido à movimentação dos empresários em Brasília, a partir de 2013 passará a receber as capacitações.
Na pauta, também esteve a instalação de uma empresa ucraniana e o convite para que o Embaixador da China e representantes visitem Chapecó. “Fomos muito bem recebidos na Embaixada Chinesa em Brasília, conhecemos outros meios de negócio com aquele País e poderíamos agora retribuir, apresentando a riqueza cultural e econômica do nosso município”, ressaltou Zancanaro.
Para finalizar, a professora Inocencia propôs ao prefeito Caramori e ao Secretário Diógenes Lang que seja incluído na reforma administrativa municipal um departamento de assuntos internacionais, para desenvolver ações de fomento ao comércio exterior. “É importante que governos e empresas estejam engajados no desenvolvimento de estratégias para ampliar os negócios e, assim, gerar mais renda e emprego para a região”, finalizou Inocencia.