De janeiro a maio deste ano, a movimentação de contêineres no porto de Santos cresceu 10,2%. O resultado, que é 5,7% maior do que o mesmo perãodo do ano passado, superou em quase duas vezes o índice global do porto. O embarque do complexo soja (grãos e peletes) é o principal responsável pelos números expressivos.
De um total de quase 38,7 milhões do volume de cargas transportadas no porto de Santos, o complexo soja atingiu aproximadamente 9,7 milhões de toneladas embarcadas, alcançando um índice de 39% até maio.
Segundo comunicado divulgado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), “somente a soja em grãos acusou aumento de 40,6%, colocando Santos como o principal porto escoador da commodity, com 41,5% de participação no total nacional”.
Enquanto as exportações cresceram, atingindo 66,7% do total operado pelo porto, o número das importações sofreu queda de 4%, resultado da diminuição de descargas de mercadorias como carvão, adubo e trigo. Os números ratificam a tendência do crescimento das exportações neste ano, diferente do ano passado, quando se esperava uma redução nas cargas exportadas.
De acordo com o diretor presidente em exercício da Codesp, Renato Barco, o número de atracações nos cinco primeiros meses deste ano, baixou 3,1% em relação ao mesmo perãodo do ano passado, chegando a 2.350 atracações. “O que representa o aumento da tonelagem média transportada por embarcação, reflexo das novas profundidades que permitem tanto o atendimento a navios de maior calado como otimizar a capacidade de transporte das embarcações”, afirmou Barco.
Balança Comercial
Enquanto o desaquecimento econômico mundial provoca déficit na balança comercial brasileira, o porto de Santos garantiu um crescimento de 8,4%, atingindo US$ 47,5 bilhões. O número representa 25,1% do total brasileiro, com as exportações pelo porto de Santos chegando a US$ 24,7 bilhões e as importações a US$ 22,8 bilhões.