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Clippings - 11/07/12

Estaleiro tem data para operar

Começará a operar no próximo mês o estaleiro Rio Tietê, em Araçatuba (SP), como corte do aço de sua primeira embarcação, afirmou o presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

A revelação foi feita na última segunda-feira, durante a cerimônia de entrega do navio de produtos Sérgio Buarque de Holanda, no Rio de Janeiro.

Contratado pelo Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota) Hidrovia, o Estaleiro Rio Tietê vai construir 20 comboios para o transporte de etanol pela Hidrovia Tietê-Paraná, um marco na logística de combustíveis do País.

Cada comboio será formado por quatro barcaças e um empurrador e terá capacidade para transportar 7,6 milhões de litros de etanol por viagem. O investimento total é deR$ 432 milhões.

O primeiro comboio será entregue à Transpetro no primeiro trimestre de 2013.Quando o sistema estiver em operação plena poderá transportar cerca de 4 bilhões de litros por ano, substituindo o equivalente a 80 mil viagens de caminhão.

O início das operações do navio Sérgio Buarque de Holanda é uma prova da vitalidade do Promef, que entrou em ritmo acelerado de entregas, revertendo uma crise de décadas da indústria naval brasileira.

“O Brasil já tem a quarta maior carteira de navios do mundo. O último petroleiro entregue antes do início do Promef foi em 1997. Hoje, em oito meses, já temos três novos petroleiros”, afirmou Machado, em seu discurso.

Uma quarta embarcação, o navio de produtos Rômulo Almeida, também construída pelo Estaleiro Mauá, vai começar a operar ainda este ano. Em novembro de 2011, a Transpetro recebeu do Estaleiro Mauá o navio de produtos Celso Furtado, primeira embarcação brasileira entregue ao Sistema Petrobras desde 1997.

Em maio, entrou em operação o João Cândido, primeiro petroleiro construído na região Nordeste. O João Cândido é hoje o maior e mais moderno navio brasileiro em operação.

Com 18 3metros de comprimento e capacidade para o transporte de 56 milhões de litros de combustíveis, o Sérgio Buarque de Holanda é o 200º navio construído pelo Estaleiro Mauá, berço da indústria naval brasileira.

Em sua primeira viagem, vai transportar nafta petroquímica do Terminal de Ilha D’Água, na Baía de Guanabara, ao Terminal Madre de Deus, em Salvador.

Com investimento de R$10,8 bilhões na encomenda de 49 embarcações, o Promef garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros.