Armadores elogiam nova MP
A navegação ganhou enorme estímulo, com a aprovação pela Câmara dos Deputados da Medida Provisória (MP) 563.
Embora falte votação no Senado e sanção da presidente Dilma, a MP já pode ser considerada direito positivo, uma vez que foi aprovada por unanimidade.
Assim, não deverá haver oposição no Senado e a presidente Dilma é a maior interessada em sua transformação em lei. Com a MP, a contribuição dos armadores para o INSS será transformada em pagamento de 1% sobre o faturamento.
A esta coluna, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), Bruno Rocha, declarou ser decisão excelente, e um ótimo início em relação ao total de reivindicações do setor.
A navegação, como outros segmentos, sofre com o Custo Brasil. No entanto, por suas características, a navegação está em permanente confronto com concorrentes internacionais.
Bruno disse que caminham bem as negociações para aprovação do novo Registro Especial Brasileiro (Pró-REB), junto ao Governo Federal. As atuais medidas vão beneficiar todos os setores, ou seja, longo curso, cabotagem, apoio marítimo e apoio portuário.