unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/08/12

Nova linha de contèineres no porto de Imbituba acelera dragagem

A partir de 30 de agosto o Porto de Imbituba (SC) contará com a primeira escala do novo serviço semanal, denominado SAMBA, da Maersk, para o norte da Europa. A atracação do navio Maersk Laguna exige profundidade de 12,5m, o que levou a Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres e a Companhia Docas de Imbituba, administradora do Porto, a realizarem uma dragagem emergencial para obtenção deste calado.

A dragagem está sendo feita pela empresa DRAGABRAS, com a draga Orweel, de 3500m³. O descarte marítimo do material retirado do fundo do mar está sendo feito em área especifica e de acordo com a exigência da Licença Ambiental de Operação (LAO) para dragagem vigente para o Porto de Imbituba. Os trabalhos removerão apenas 300 mil m³, com previsão de serem executados em até quatro semanas.

O Plano de Monitoramento da Baleia Franca está sendo realizado, com a presença de técnicos do Projeto Baleia Franca atuando como observador de bordo na draga.

Para Jeziel Pamato, Administrador do Porto, a nova linha é uma conquista que poderá ter grande significado para o desenvolvimento do porto e da sua região de influência. “Esta linha para o norte da Europa é mais uma opção para toda a indústria regional, que ganha mais um destino específico para importação e exportação, além de alternativas de conexão para diversos outros destinos. O Porto de Imbituba contribui de forma decisiva inclusive para atrair novos empreendimentos para o sul catarinense, além de incrementar a criação de novos postos de trabalho em toda a cadeia de serviços portuários, afirma.

Bruno Figurelli, Superintendente da Santos Brasil, afirma que a atracação do navio Maersk Laguna, com 300m de comprimento, estabelece um novo patamar de atendimento no Porto de Imbituba e região, fazendo com que a expectativa seja a de aumentar gradativamente o número de serviços oferecidos”.