Os fornecedores de biodiesel poderão apresentar pela internet seus lances no próximo leilão do combustível, conform portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia, no Diário Oficial da União.
Até o último certame, realizado em junho deste ano, essa etapa dos leilões era apenas presencial. A medida reduzirá consideravelmente o tempo entre a fase de venda e a fase de compra, e, dessa forma, contribuirá bastante para eliminar o risco de variação de preço da matéria-prima nesse intervalo, informou o ministério em nota. Para isso, será criado um sistema eletrônico específico para a apresentação dos lances.
A portaria também cria uma etapa de tomada de preços após a primeira rodada de compra do combustível, que é feita exclusivamente de usinas com o Selo de Combustível Social.
Nessa segunda fase, também poderão participar fornecedores sem o selo conferido ao combustível, feito a partir de matérias-primas originadas na agricultura familiar.
Além disso, o documento entrega à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a responsabilidade por definir a periodicidade dos leilões. Atualmente os processos são trimestrais, mas poderão ocorrer em intervalos menores no futuro.