unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 30/08/12

Statoil programa perfuração de nove poços no Mar de Barents

No próximo ano, a Statoil vai perfurar nove poços no Mar de Barents. Em comunicado feito no início da semana, a companhia disse tratar-se de uma campanha sem interrupções para a qual vai triplicar o investimento em pesquisas em exploração no Ártico.

Na região, entre o norte da Noruega e o Oceano Ártico, foram perfurados 94 poços exploratórios, dos quais 89 tiveram participação da Statoil.

A Statoil mira a 22ª rodada de licitação de blocos na Noruega que, segundo a empresa, vai ofertar 72 novos blocos de exploração de óleo e gás no Mar de Barents. O leilão é previsto para o segundo semestre de 2013.

Os nove poços começarão a ser perfurados em dezembro e quatro devem estar finalizados no primeiro semestre de 2013. Em seguida, a campanha vai afastar-se até chegar a Hoop, fronteira ao norte até então inexplorada onde serão perfurados de dois a três poços. Também estão previstos novos prospectos nos campos maduros da Bacia de Hammerfest.

Ao todo, serão aportados NOK 250 milhões (R$ 87 milhões) em P&D – hoje, o orçamento é de NOK 80 milhões (R$ 28 milhões). Entre as iniciativas, estão o amadurecimento do projeto de sondas de perfuração e uma expedição de pesquisa à Dinamarca, em setembro.

De acordo com a Statoil, não há nenhum sistema de posicionamento dinâmico de sondas desenvolvido especialmente para o Ártico. Entre as dificuldades, as embarcações precisam manter-se estáveis para perfurar mais rápido e minimizar os impactos de operar em diferentes níveis de lâmina d’água e enfrentar camadas de gelo.