unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/09/12

Extração no pré-sal bateu recorde em julho

Produção ultrapassou 200 mil barris diários de óleo e gás pela 2ª vez na história, segundo dados que a ANP divulga hoje.

A produção de óleo e gás no pré-sal bateu recorde em julho. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) anuncia hoje que foram extraídos quase 209 mil barris equivalentes de uma dezena de poços de seis campos (Jubarte, Lula, Caratinga e Barracuda, Marlim Leste, Marlim Voador e Barracuda), alta de 9% sobre junho.

É praticamente o triplo da média de 2011. Até agora, só em duas ocasiões a produção do pré-sal superara 200 mil barris ao dia. A primeira foi em dezembro do ano passado, com 200,6 mil boe/d (barris de óleo equivalentes ao dia).

Em julho de 2012, foram 172,8 mil barris de petróleo e 5,7 milhões de metros cúbicos de gás, num total de 208,9 mil boe/d. Embora crescente, a produção nos campos do pré-sal ainda está distante das áreas líderes do país.

Para se ter uma ideia, do campo de Marlim Sul saíram só em agosto 321,9 mil barris equivalentes diários. Mesmo com o resultado recorde de julho, a extração no pré-sal deve continuar abaixo de 10% da produção nacional de óleo gás.

Em junho, segundo dados da ANP, o país produziu 2,033 milhões de barris de petróleo e cerca de 72 milhões de metros cúbicos de gás por dia. A Petrobras detém 94% do mercado.