unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 27/09/12

Greve dos petroleiros atinge plataformas, mas produção não é afetada

A greve de 24 horas dos petroleiros não está afetando a produção da Petrobras e transcorre sem incidentes, informou o coordenador da Fup (Federação Única dos Petroleiros), João Antônio Moraes.

Os petroleiros, cerca de 80 mil em todo Brasil, engrossam a série de greves que vem ocorrendo no país para pressionar a Petrobras a melhorar sua oferta de ajuste salarial, referente ao dissídio de setembro.

Cerca de 90% dos funcionários de turno e 40% dos empregados da área administrativa nas unidades da estatal com atuação da FUP aderiram à paralisação, disse Moraes. Dos 17 sindicatos dos petroleiros, 12 são vinculados à FUP.

A greve não tem impacto na produção da Petrobras. Não é nosso objetivo, disse o coordenador do sindicato. O objetivo é protestar para que a empresa avance nas negociações.

Ele disse que 41 plataformas da bacia de Campos, responsável por 80% da produção da Petrobras, não estão emitindo permissões de trabalho (PTs) e o por isso não houve troca de turno. O mesmo teria ocorrido em terminais da Transpetro, refinarias e outras unidades adminsitrativas da estatal.

Nas refinaria de Manaus (Reman), Minas Gerais (Regap), Caxias (Reduc), São Paulo (Recap) e (Replan), Paraná.