unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/10/12

Movimentação no Porto do Pecém sobe 19% no ano

O Porto de Pecém (CE) movimentou 2,84 milhões de toneladas de cargas de janeiro a setembro. Segundo números divulgados pela Cearáportos, trata-se de volume 19% superior ao registrado no mesmo perãodo do ano passado (2,38 milhões de toneladas).

Destaques – A administradora portuária destacou em seu balanço dos primeiros nove meses do ano as exportações de minério de ferro (172 mil toneladas movimentadas) e frutas (105 mil toneladas); além das importações de combustíveis minerais (676 mil toneladas), cimentos não pulverizados (clinkers), com 461 mil toneladas, e produtos siderúrgicos (413 mil toneladas).

O porto cearense liderou o ranking das exportações de frutas, divulgado pela Secex – Secretaria de Comercio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, com participação de 23% entre todos os portos brasileiros. No total, Pecém movimentou 105 mil toneladas até setembro, principalmente melões (52 mil toneladas), melancias (10 mil t), manga (18 mil t), castanha de caju (13 mil t), uvas (5,7 mil t), amêndoas (3,1 mil t) e banana (1,7 mil t).

Segundo a Cearáportos, os principais países destinos das frutas exportadas via Pecém são a Holanda, que permanece como principal importador, com percentual de 38%; seguida por Grí Bretanha (23%); e Estados Unidos (22%). O porto também liderou as importações de cimentos não pulverizados (clinkers), com 37% do total dos portos.