unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 29/10/12

C&C quer aumentar conteúdo local com embarcação brasileira

A americana especializada em serviços de inspeção submarina com veículo autônomo submersível (AUV) C&C Technologies quer construir ou converter uma embarcação de pesquisa no Brasil. O objetivo é aumentar o conteúdo local das operações no país, que já representam 35% do mercado da empresa no mundo.

Com navio brasileiro, a C&C espera agregar 10% no conteúdo local do serviço com AUV, considerando uma tripulação com 70% de brasileiros. “Não é só pelo conteúdo local, mas por diversas exigências para barco estrangeiro”, complementou o vice-presidente de Desenvolvimento de Sistemas da C&C Technologies, Jami Cheramie.

O executivo afirmou que a operação com bandeira brasileira será conveniente para a empresa nos contratos de longo prazo, como cinco anos. “Fechamos um contrato de um ano com a Petrobras para a demonstração do AUV na Bacia de Campos e esperamos que os próximos sejam de longa duração”, revelou.

A empresa aposta no incremento dos contratos de inspeção de dutos submarinos no país a partir de 2013 e acredita no crescimento do uso do AUV em substituição ao ROV em função do menor custo e tempo de aquisição de dados. Os AUVs são mais usados em águas profundas, onde oferecem maior resolução que na aquisição da embarcação.

O AUV carrega equipamentos para a aquisição de dados para diversos serviços, como batimetria (topografia), side scan (imageamento do solo) e sub bottom profiler (caracterização do subsolo até 150 metros), além de acoplar câmera a laser e sensores para a detecção de bolhas de óleo em suspensão, entre outros dispositivos.

A C&C Technologies possui outros três AUVs, dos quais dois estão em operações no Golfo do México e Leste da África, e um para utilização em regime itinerante.

A empresa tem outras duas embarcações de pesquisa afretadas no Brasil para a realização de serviços de aquisição de dados sem AUV.